terça-feira, 6 de março de 2012

Quarta - Mulher


10 MULHERES ANTES DA HORA - Com lançamento marcado para as 8h30, desta quarta-feira (7), na Biblioteca Pública Cromwell de Carvalho, em Teresina, o livro 10 Mulheres Antes da Hora é uma homenagem a algumas mulheres fortes e de grande destaque que marcaram e/ou ainda marcam a história do Piauí, por seus feitos inovadores e à frente de seu tempo. O livro, organizado pelo coordenador de Comunicação (CCom) do Piauí, Fenelon Rocha, é uma homenagem literária ao Dia Internacional da Mulher. O livro 10 Mulheres Antes da Hora tem a apresentação da secretária estadual de Saúde, Lilian Martins, e possui dez capítulos, cada um dedicado às escolhidas.
 A escritora Amélia Bevilaqua, que merece, sem dúvida, essa justa homenagem por estar à frente de seu tempo, afinal foi a primeira mulher a se candidatar à Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1930, embora não tenha sido aceita porque a maioria dos acadêmicos decidiu que o estatuto da entidade não contemplava as mulheres.
A escrava negra Esperança Garcia, também lembrada no livro, em 1770, muito antes da Princesa Isabel, uma escrava chamada Esperança Garcia, destacou-se pela sua coragem ao redigir uma petição dirigida ao governador da Capitania do Maranhão, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, os maus-tratos sofridos nas mãos de Antônio Vieira de Couto, inspetor de Nazaré, localidade que hoje é o Município de Nazaré do Piauí (PI). Na mais antiga petição escrita por um escravo no Brasil, ela denuncia os maus-tratos sofridos a partir do confisco das fazendas dos jesuítas pela Coroa Portuguesa. Pediu ainda que fosse devolvida à Fazenda Algodões e que sua filha fosse batizada, numa época em que os negros eram proibidos de ler e escrever.
  Niéde Guidon, mulher de fibraque elevou a caatinga inexplorada do Piauí para o cenário mundial de berço do homem americano, com descobertas científicas extraordinárias de vestígios antigos aqui e descobertas de várias centenas de sítios arqueológicos na região de São Raimundo Nonato, onde está localizado o Parque Nacional Serra da Capivara, que Guidon ajudou a fundar e que hoje é referência em formação de alunos, professores e laboratório para pesquisadores do mundo inteiro.
10 Mulheres Antes da Hora traz ainda como destaque outra grande pesquisadora, Teresinha Queiroz, que ajudou no trabalho de parte do resgate da história do Piauí. O livro traz ainda os perfis de Elvira Raulino, que abriu as redações de jornais para as mulheres e tem décadas de história no colunismo social; Francisca Trindade, a mulher política que era amada e respeitada em várias classes sociais em Teresina; Genu Moraes, destaque na política e na vida social desde a década de 1940; Jovita Feitora, a voluntária que saiu dos sertões do Piauí para alistar-se na Guerra do Paraguai; Graça Cordeiro, que há vários anos se dedica a ajudar os menos assistidos, vítimas da Aids, e Nasi Castro, amarantina que misturava o ofício de parteira com o de poetisa.



CLUBE DOS DIÁRIOS  - Na quarta, 7, se apresenta a Banda de Mulheres, do projeto Música Para Todos, formada por Marilane e Camila (violão), Sandra (bateria), Fabiana (baixo), Valdeane (teclado e voz) e Aline (vocal). O show “Eu gosto de Ser Mulher” conta ainda com a participação especial da cantora e compositora Cláudia Simone, e tem patrocínio do Grupo Matizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário