sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Dez dicas para empreender na cultura

Dez dicas para empreender na cultura
Fonte: Sebrae/BA
Saber gerenciar bem um projeto é a garantia de sucesso

1 - Planeje as ações

O ciclo da produção cultural demanda tempo, da ideia para viabilização do projeto temos que passar por várias fases. O ideal é trabalhar com antecedência para que todas as fases sejam bem executadas e se tornem viáveis. Faça um plano anual com os projetos que serão desenvolvidos.

2 - Faça um bom projeto

Na elaboração do projeto apresente a imagem da instituição com credibilidade e escolha três motivos principais que provam a viabilidade do projeto. Informe, no mínimo, a estrutura básica de um projeto: apresentação (o que), justificativa (porque), objetivo (para que), metodologia/ estratégia (como), recursos (com que e com quem) e orçamento (quanto). É importante que na elaboração do projeto seja previsto o formato de prestação de contas aos parceiros e investidores.

3 - Tenha acesso às Leis de Incentivo

Os enquadramentos de projetos nas Leis de Incentivo culturais, municipais, estaduais e federais facilitam a captação de recursos, com o patrocínio das empresas. Muitos editais de empresas exigem que o projeto esteja enquadrado nas leis de incentivo.

4 - Esteja sempre bem informado

Faça parte das redes de informação cultural. Por meio de boletins tem-se acesso aos editais e financiamentos do setor cultural.

5 - Prospecte patrocínios culturais

Antes de apresentar um projeto à empresa procure conhecê-la antecipadamente, informe-se sobre as ações culturais desenvolvidas e os tipos de projetos por ela patrocinados. Quanto mais a proposta se identificar com esse perfil, mais chance terá de ser patrocinada. Apresente com clareza os retornos gerados pela realização do projeto. Após a realização, apresente um relatório detalhado sobre a execução, público atingido, repercussão, publicidade e tudo o que foi gerado de mídia espontânea, com o intuito de sedimentar a credibilidade e criar um canal para futuros apoios.

6 - Dimensione o local da ação cultural

O produtor cultural deve conhecer o local do evento com antecedência, vendo suas condições para projetar as necessidades. O produtor é responsável por todos os acidentes que eventualmente ocorram nas dependências onde se realiza o evento, de forma que responderá civil e criminalmente na hipótese de dano ou morte de qualquer pessoa do público ou mesmo contratado por terceiros.

7 - Conheça as normas do setor

Os shows musicais são liberados pelo Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais (Ecad). É aconselhável procurar com antecedência o órgão, que tem poderes legais para impedir a realização de um show. Os textos teatrais deverão ser autorizados pela Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT). É um direito do autor permitir a montagem da sua obra e receber por ela. Eventos que interfiram na vida da cidade devem solicitar autorização e apoio dos órgãos públicos. A relação estabelecida entre o público e o produtor cultural é regida pelo Código de Defesa do Consumidor.

8 - Exercite a cooperação

Na cultura não se trabalha sozinho. Ter uma rede de contatos e um grupo de trabalho é importante para o sucesso do projeto. Faça uma agenda de contatos com telefone e e-mail de todas as empresas, artistas e produtores do meio cultural.  Em muitos momentos você terá que recorrer a ela. A integração da equipe é fator importante para o sucesso da ação cultural. Por isso, realizar reuniões sistemáticas para troca de informações é fundamental.

9 - Crie seu kit produtor e seu check list

O kit produtor é importante para evitar surpresa no evento. O produtor deverá criar sua check list, um passo a passo das necessidades do evento. Quanto mais rica a check list, menos possibilidade tem de se esquecer alguma coisa importante. 

10 - Atualize-se sempre

As mudanças ocorrem cada vez mais rápidas, novas tecnologias surgem, o que se tinha como certo hoje, amanhã poderá ser diferente. Participe de cursos, seminários, oficinas, assine revistas, jornais do setor.

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